7.31.2007

Entrevista a Martinho Piteira

Dois anos volvidos desde que a direcção presidida por Martinho piteira tomou posse e quando a mesma direcção se prepara para iniciar um novo mandato o presidente do Grupo Desportivo S. Pedrense, prestou algumas declarações ao blog do G.D.S.P acerca do passado e futuro do clube.

Blog (B) – Dois anos após a direcção por si presidida ter tomado posse qual o balanço?
Martinho Piteira (M.P) –
Bom, acima de tudo acho que foi positivo, o clube estava a algum tempo com uma certa intermitência, participava com alguma dificuldade nas competições e era uma situação que não agradava à maioria dos sócios, um clube com história como o G.D.S.P não merecia esta situação.
B – Foi ai que decidiu avançar?
M.P – Sim, decidi avançar, falei com algumas que sabia que poderiam estar interessadas e formámos uma lista de pessoas que poderiam fazer parte desta direcção devido à sua disponibilidade e à sua determinação, e foi assim que formamos a direcção.
B – Mas a maioria dos membros desta direcção era bastante inexperiente?
M.P – Sim, bastante inexperiente, mas nem por isso menos dedicada e ambiciosa. Repare que tomamos posse em Junho e arrancamos a todo gás num projecto bastante ambicioso e inédito na nossa aldeia que foi competir numa competição federada e num escalão jovem. Foi preciso bastante trabalho e empenho pois o tempo era escasso e era necessário desenvolver um projecto que era bastante burocrático, já que o G.D.S.P não era filiado na associação de futebol de Évora e foi necessário desbloquear várias situações.
B – Mas tudo acabou por resultar?
M.P – Exacto quando soubemos tudo o que era necessário fazer a direcção redobrou esforços e começou a trabalhar cada um em seu objectivo para que na data de início do campeonato tudo estivesse resolvido, e conseguimos?
B – E a época como correu?
M.P – Como é normal tivemos altos e baixos sabíamos o nosso valor e do valor dos nossos jovens jogadores mas ao mesmo tempo sabíamos também das nossas limitações. Somos um clube pequeno e estamos inseridos num meio igualmente pequeno onde o recrutamento de atletas é complicado.
B – O G.D.S.P começou com uma vitória e ao terceiro jogo um acidente de viação quase deitou tudo a perder.
M.P – No primeiro jogo foi fantástico ficámos radiantes, uma vitória por 3-0 na nossa casa foi um merecido prémio pelo o grande esforço que fizemos antes do início da época, depois, o acidente de viação foi sem duvida o momento mais difícil do nosso mandato, podíamos ter baixado os braços mas não o fizemos, acompanhámos dentro das nossas possibilidades os evolvidos o caso mais grave foi o Zé Miguel que ainda esteve três dias no hospital mas felizmente recuperou bem. E prosseguimos com o mesmo empenho.

B – O Clube fez algumas obras de melhoramento, pretende prosseguir com esta politica de melhoramentos?
M.P – Bom para já pretendemos terminar a nova infra-estructura de apoio à já existente para que possamos ter melhores condições, depois talvez novos projectos apareçam?
B – Pareceu-me um pouco enigmático?
M.P – Não, repare nós até agora temos apenas actuado nas questões que era estrictamente necessárias no futuro talvez haja outras possibilidades.
B – No segundo ano o clube já teve uma equipa sénior é para continuar?
M.P – No segundo ano de mandato voltamos a fazer algo inédito no G.D.S.P que foi ter duas equipas, uma juvenil e outra sénior. Os juvenis tiveram uma boa prestação tal como os seniores, fizemos uma primeira fase bastante boa ficá
mos em primeiro na série e voltamos a trazer muita gente a ver os nossos jogos, nesse aspecto gostava de enaltecer o apoio da população que foi bastante importante nos jogos em casa como nas deslocações ao terreno dos adversários. Depois veio a segunda fase aí as coisas já não correram tão bem ouve alguns problemas que resultaram de uma época bastante desgastante as duas equipas do G.D.S.P que fizeram mais de 40 jogos, são esses problemas que queremos ver eliminados na próxima época, para isso reforçamos a direcção com mais pessoas que se enquadram na nossa realidade e que estão igualmente empenhadas a mostrar serviço e vamos reforçar também ambas as equipas para que os treinadores possam ter mais opções.
B – E os reforços para as equipas quem são?
M.P – Para já não posso adiantar nada, mas na altura certa todos vão ficar a saber.
B
– No plano sócio cultural prevêem-se mais iniciativas como as que foram desenvolvidas até ao momento?
M.P – Sim essas iniciativas visam desenvolver o convívio entre as pessoas da nossa terra, o ano passado conseguimos juntar cerca de 160 pessoas no nosso almoço de convívio e homenagem ao Eliziario, já este ano juntámos cerca 180 no almoço em que homenageamos os campeões de 77-78, colaboramos com a associação de reformados, com a paróquia com varias pessoas na organização de um concursos de tiros aos pratos, nomeadamente José Almas Dos Santos, José Pedreirinho, entre outros, organizamos também um torneio de Malha em conjunto com o Clube de Malha “Os Pioneiros” e no próximo dia 14 de Agosto vamos realizar mais um torneio de malha dando continuidade a essa mesma parceria, é nesta linha de trabalho em conjunto que queremos continuar pois só desta forma é que podemos ter sucesso.
B – Senhor Martinho muito obrigado pela sua disponibilidade e esperemos que o G.D.S.P tenha mais uma época de sucesso.
M.P – Eu é que agradeço pela possibilidade de esclarecer os sócios através do blog e aproveito também para agradecer ao Paulo Cristo que foi o mentor do blog e ao António Ribeiro que vão divulgando as iniciativas do clube fazendo as postagens, um grande obrigado também a todos ao que nos tem ajudado e apoiado.
">

Resumo do Jogo